Prevenção de Incêndios em Locais de Trabalho

O fogo já é conhecido desde a pré-história, e foi uma ferramenta muito benéfica para a civilização humana. Porém o fogo benéfico pode se transformar em um grande malefício, fugindo do controle do homem, passando de um pequeno fogo para um grande incêndio. Des de então o homem foi desenvolvendo ferramentas
para o controle do fogo, e facilitando seu uso.

Com o tempo foram surgindo normas e legislações, e criação de equipamentos de prevenção e combate a incêndio. Os princípios de incêndios e incêndios podem ser eliminados rapidamente se seguidas todas as normas corretamente, facilitando assim a extinção do fogo.

O crescimento industrial e a consequente concentração de pessoas em áreas urbanas aumenta a probabilidade de ocorrência de um incêndio e aponta a necessidade de intensificar a prevenção através de medidas de segurança. No Brasil, não há infraestrutura para acompanhar esse desenvolvimento, exigindo melhorias na regulamentação, fiscalização, equipamentos, formação de profissionais (engenheiros, arquitetos, bombeiros, técnicos) e principalmente, investimentos na educação da população (FERNANDES, 2010).

Com o objetivo de prevenir os incêndios nas edificações, foram sendo aos poucos adotadas medidas de proteção, novos equipamentos foram criados e novas legislações elaboradas. Hoje as legislações de prevenção a incêndio são mais rigorosas e seu cumprimento e ainda mais vistoriado. Os incêndios devem ser evitados ainda no estágio da prevenção, para evitar que incêndios venham a acontecer.

As normas de prevenção a incêndio, tem o objetivo de eliminar possíveis incêndios, criando medidas para que o foco do incêndio não surja, mas quando não houver a possibilidade de evitar, devem existir as medidas que evitem e limitem a propagação do fogo.