Glossário

  1. Alarme: Dispositivo destinado a produzir sinais de alerta sonoro ou visual, por ocasião de uma emergência qualquer.
  2. Alarme de incêndio: Dispositivo que indica a existência de um princípio de incêndio.
  3. Área protegida: Área dotada de equipamento de proteção e combate a incêndio.
  4. Área protegida por extintor: Área medida em metros quadrados de piso, protegida por uma unidade extintora, em função do risco.
  5. Auto-ignição ou ponto de auto-ignição: Menor temperatura na qual um combustível emite vapores em quantidade suficiente para formar uma mistura com o ar na região imediatamente acima da sua superfície, capaz de entrar em ignição quando em contato com o ar.
  6. Capacidade extintora: Medida do poder de extinção de fogo de um extintor, obtida em ensaio prático normalizado.
  7. Chuveiro automático para extinção de incêndio (sprinkler): Dispositivo destinado a projetar água, em forma de chuva, dotado de elemento sensível à elevação de temperatura.
  8. Classes de incêndio: Classificação didática na qual se definem fogos de diferentes natureza. Adotada no Brasil em quatro classes: fogo classe A, fogo classe B, fogo classe C e fogo classe D.
  9. Combate a incêndio: Conjunto de ações destinadas a extinguir incêndio, com uso de equipamentos manuais ou automáticos.
  10. Comburente: Substância que sustenta a combustão.
  11. Combustão: Reação exotérmica de um combustível com um comburente, geralmente acompanhada de chamas e/ou brasa e/ou emissão de fumaça.
  12. Combustão de superfície: Combustão limitada à superfície de um material.
  13. Combustão em brasa: Combustão de um material na fase sólida, sem chama, porém com emissão de luz proveniente da zona de combustão.
  14. Combustão espontânea: Combustão resultante de autoaquecimento, sem aplicação de calor externo.
  15. Combustível: Todo material capaz de queimar.
  16. Detector automático de chama: Dispositivo destinado a atuar em resposta a uma radiação visível ou não, resultante de um princípio de incêndio.
  17. Detector automático de fumaça: Dispositivo destinado a atuar quando ocorre a presença de partículas e/ou gases, visíveis ou não, em produtos de combustão.
  18. Extintor de incêndio: Aparelho de acionamento manual normalizado, portátil ou sobre rodas, destinado a combater princípios de incêndio.
  19. Fogo: Processo de combustão caracterizado pela emissão de calor e luz.
  20. Fogo classe A: Fogo em materiais combustíveis sólidos, que queimam em superfície e profundidade, deixando resíduos.
  21. Fogo classe B: Fogo em líquidos e gases inflamáveis ou combustíveis sólidos, que se liquefazem por ação do calor e queimam somente em superfície.
  22. Fogo classe C: Fogo em equipamentos e instalações elétricas energizadas.
  23. Fogo classe D: Fogo em metais e materiais pirofóricos.
  24. Hidrante: Dispositivo dotado de tomada(s) de água para prevenção e combate a incêndio.
  25. Ignição: Iniciação da combustão.
  26. Iluminação de emergência: Sistema que tem como objetivo proporcionar iluminação suficiente e adequada, a fim de permitir a saída fácil e segura das pessoas para o exterior da edificação, em caso de interrupção da alimentação normal, bem como proporcionar a execução de serviços do interesse da segurança e intervenção de socorro (Bombeiros) e garantir a continuação do trabalho nos locais onde não possa haver interrupção de iluminação normal.
  27. Incêndio: Fogo fora de controle.
  28. Mangote: Tubo flexível armado destinado a operar em sucção.
  29. Mangotinho: Mangueira flexível de borracha anticolapsante, de diâmetro inferior a 38 mm.
  30. Mangueira de incêndio: Equipamento de combate a incêndio constituído essencialmente por um duto flexível dotado de uniões.
  31. Parede corta-fogo: Parede especialmente projetada com características de resistência ao fogo por tempo determinado, verificada em ensaio específico.
  32. Porta corta-fogo: Dispositivo móvel que, vedando aberturas em paredes, retarda a propagação do incêndio de um ambiente para outro, sob condições de ensaio.
  33. Rota de fuga: Saídas e caminhos devidamente sinalizados e protegidos, a serem percorridos pelas pessoas para um rápido e seguro abandono do local em emergência.
  34. Saída de emergência: Saída devidamente sinalizada para um local seguro.
  35. Sinalização de emergência: Sinalização que fornece uma mensagem geral de segurança obtida por uma combinação de cor e forma geométrica, fornecendo uma mensagem específica de segurança pelo símbolo gráfico executado com a cor de segurança sobre a cor de controle.