Descrição do Curso
Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2 metros do nível inferior, onde haja risco de queda (Segurança e Medicina do Trabalho, 2013).
Roque (2011) lista as principais causas de queda de altura, como:
• Perda de equilíbrio: passo em falso, escorregão, etc.
• Falta de proteção – exemplo: guarda-corpo.
• Falha de uma instalação ou dispositivo de proteção. Exemplo: quebra de guarda-corpo.
• Método incorreto de trabalho.
• Contato acidental com fios de alta tensão.
• Inaptidão do trabalhador à atividade.
Também pode-se citar falta de informação, treinamentos, e equipamentos de proteção individual (EPI) ou equipamentos de proteção coletiva (EPC) como principais causas de acidentes em altura.
Razente (2007, p.33) esclarece que “as medidas coletivas de proteção contra quedas de altura são obrigatórias não só onde houver risco de queda de operários, mas também quando existir perigo de projeção de materiais, ferramentas, entulho, peças, equipamentos etc”.
Prevenir é a maneira mais adequada de evitar que os acidentes aconteçam. Piza (2000, p.11) esclarece que “a prevenção deriva da atitude do homem, independente de sua cultura, classe social, credo ou raça e seu objetivo deve ser executável”.
Os acidentes e doenças do trabalho são resultados de falhas existentes no processo da atividade exercida. Portanto “para prevenir acidentes deve-se atuar diretamente no processo produtivo, em todas as suas etapas” (PIZA, 2000, p.15).
Observa-se que a conscientização do trabalhador é o melhor método de prevenção. Para isso a aplicação de treinamentos e medidas de segurança coletivas e individuais ligados à atividade desenvolvida, torna-se indispensável.
Este curso tem a carga horária de 16 (dezesseis horas) e destina-se a capacitação de profissionais que necessitam formação em Trabalho em Altura nos termos da legislação vigente.
Para a obtenção do Certificado deste curso o aluno deverá alcançar 70% (setenta por cento) de aproveitamento no teste de assimilação de conteúdo disponível ao final do curso.
Tópicos referentes a este curso.
- Introdução ao curso
- Conteúdo Programático
- Anexos
- Glossário
Bons estudos!