Importância dos EPI’s

O Brasil registrou crescimento de 30% em óbitos e acidentes de trabalho em 2021 na comparação com o ano anterior. Segundo dados do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho (SmartLab), da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT), o país registrou 2,5 mil óbitos e 571,8 mil Comunicações de Acidente de Trabalho (CATs) em 2021. Os números representam um acréscimo de 30% em relação ao ano anterior. Entre 2012 e 2021, foram registradas 22,9 mil mortes e 6,2 milhões de CATs no mercado formal de trabalho brasileiro.

Além da dimensão da saúde e qualidade de vida do trabalhador, os acidentes geram impactos significativos aos cofres públicos. De acordo com a plataforma SmartLab, no mesmo ano, houve mais de 153,3 mil concessões de auxílio-doença acidentário e 4,1 mil aposentadorias por invalidez decorrentes de acidentes. Conforme o INSS, os gastos com benefícios previdenciários foram de R$ 17,7 bilhões em auxílios-doença acidentário e de R$ 70,6 bilhões em aposentadorias pela mesma causa.

Entender a importância do EPI é essencial para que tanto prestador de serviços quanto o empregado respeitem as regras e normas que regulamentam seu uso. Para o profissional, o equipamento garante sua saúde e bem-estar ao evitar acidentes graves e o desenvolvimento de doenças ou enfermidades. Já para a empresa, a norma reduz riscos, principalmente ao evitar acidentes que podem causar graves ferimentos ou até mesmo a morte de funcionários, além de enfrentar a responsabilização por possíveis indenizações.

Os Equipamentos de Proteção Individual – EPI´s têm como principal função a proteção de diferentes partes do corpo, evitando que um trabalhador tenha contato direto com fatores de risco que possam causar lesões ou doenças. Não impedem o acidente nem o contacto com elementos agressivos, mas ajudam a tornar menos graves as lesões em caso de ocorrência.

Equipamento de Proteção Individual é qualquer equipamento ou dispositivo destinado a ser utilizado pelo trabalhador, para protegê-lo de riscos e aumentar sua segurança ou saúde no trabalho. Os EPI´s proporcionam uma barreira entre um determinado risco e a pessoa, melhoram a proteção da integridade física do trabalhador e reduzem a gravidade das consequências de um eventual acidente.